Basta elas aparecerem para conferir uma aparência cansada a quem as ostenta. As olheiras são resultado da ação da melanina, pigmento que dá cor à pele. Em alguns casos, existe a tendência genética. Já em outros, elas são resultado da dilatação dos vasos da área dos olhos, levando mais sangue à região e reforçando a pigmentação.

Noites mal dormidas, fadiga, fumo, estresse, alergias e rinites também podem fazê-las aparecer. Além disso, as manchas podem ser comuns durante o período pré-menstrual e na gestação porque a pálpebra pode ficar mais esbranquiçada, devido à deficiência de ferro. Aposte nessas dicas para disfarçar a aparência arroxeada ao redor dos olhos:

– Descanse uma compressa de chá sobre os olhos: O chá de camomila possui ação calmante e antiinflamatória e pode ajudar a diminuir o arroxeado das olheiras.

– Corte alguns pepinos: Descansar rodelas de pepino nos olhos pode ajudar no combate e prevenção das olheiras, mas os efeitos são fracos e demorados. Esse legume tem baixa concentração de calmantes e vasoconstritores.

– Massageie a região: Uma massagem, além de relaxar, é capaz de diminuir o edema, em especial a drenagem linfática facial. Confira aqui o passo a passo.

– Reduza o sal: A retenção de líquido promovida pelo sódio piora a aparência das olheiras, deixando a região dos olhos inchada. Por isso, diminua o sal!

– Diminua o álcool: O álcool, assim como o sal, é um dos vilões da retenção de líquido. Para resolver, além de diminuir o álcool, deve-se ingerir bastante água.

– Lave o rosto com água fria: Ao contrário do que muitos acreditam, lavar o rosto com água quente não ajuda a aliviar a aparência das olheiras, e sim o contrário.