Na temporada de frio, é comum que as capas surjam e apareçam nas roupas pretas, tornando-se um incômodo para quem gosta de manter seus cabelos sempre limpos e bonitos. Separamos algumas dicas para eliminar a descamação e solucionar este problema.

 

O que é

A dermatite seborreica, nome científico da caspa, é um processo inflamatório que provoca a descamação do couro cabeludo, vermelhidão e coceira pra valer. A camada superior da pele, como em todo o corpo, é formada por células mortas, que gradualmente se descamam e são substituídas. Quando ocorre a inflamação, esse ritmo é acelerado.

 

As causas

A caspa é causada por um fungo e pode ser agravada por vários fatores como o estresse, hereditariedade, excesso de oleosidade e, principalmente, o inverno!

 

Como evitar

1. Evite situações estressantes. Procure relaxar diariamente.

2. Lave frequentemente o cabelo, pois isso remove a oleosidade excessiva. O excesso de gordura favorece o desenvolvimento de fungos e o aparecimento da descamação.

3. Durante a lavagem, massageie o couro cabeludo com a ponta dos dedos. Evite usar as unhas, que agridem a pele.

4. Lave os fios com água morna ou fria, porque a alta temperatura estimula o ressecamento da região.

5. Use xampus anticaspa. Faça isso uma ou duas vezes por semana. Os nomes são complicados (há xampus à base de enxofre, ácido salicílico, piritionato de zinco, cetoconazol, ciclopirox olamina e sulfacetamida sódica), mas dão bons resultados. O uso de condicionador é liberado. Mas evite que o produto entre em contato com o couro cabeludo, para que a oleosidade na região seja controlada.

6. Mantenha uma alimentação saudável. Diminua o consumo de gorduras e carboidratos refinados, que podem agravar o mal.